Aquela velha frase que todo passageiro pensa: “Estou fechando o meu seguro viagem, mas é para não usar. Tá, mas e se precisar usar como faço?”
Se acontecer algum imprevisto durante a sua viagem, não perca tempo e acione o quanto antes a Central de Atendimento da seguradora contratada, cada uma oferece um suporte diferente e é importante que o seu consultor te informe estes dados antes da sua viagem.
Algumas seguradoras também oferecem um aplicativo exclusivo para celular e que você deve instalar antes da sua viagem, ou via WhatsApp e também via ligações (a cobrar se preciso) em uma emergência.
IMPORTANTE : Tenha salvo em seu celular os contatos de atendimento da sua seguradora, deve ter escrito também junto aos seus pertences/carteira pessoal e disponibilize os contatos para um familiar ou amigo próximo!
Ao entrar em contato com a Central de Atendimento, tenha em mãos a sua apólice do plano contratado e seus documentos, será necessário informar. Neste contato, você deve ser completo e claro nas informações da sua atual situação e necessidades, pois quanto mais detalhado for, mais rápido e assertivo poderá ser o seu atendimento.
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Existem casos que em algumas seguradoras quando o caso é mais simples de ser solucionado, você já poderá receber um primeiro atendimento via Telemedicina* com um especialista de plantão (questione o seu consultor se a sua seguradora oferece este beneficio) ou irá receber a visita de um médico em seu local de moradia/hotel no mesmo dia da solicitação, se houverem médicos próximos e dependendo do horário da solicitação. Se o seu caso for algo mais completo e necessitar uma ida ao hospital, a seguradora geralmente já irá agendar o local/horário da sua consulta.
* Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.
Ao iniciar o seu atendimento, você deve apresentar a sua apólice e documentos para verificação do hospital/clinica junto a seguradora.
Durante e depois do atendimento, solicite documentos oficias do médico informando o que está sendo feito e necessidades para a sequencia do seu tratamento e peça o preenchimento e assinado, do formulário médico que dever ter sido fornecido pela seguradora para você . Será necessário apresenta-los em caso de alguma solicitação de reembolso junto a sua seguradora.
- E quando você não tiver como acionar a seguradora antecipadamente?
Imprevistos de saúde acontecem e acidentes podem acontecer durante a sua viagem, assim tenha sempre com você a apólice do seu seguro viagem e se for encaminhado para um hospital após um acidente por exemplo, apresente a sua apólice se possível e também solicite a documentação de TODOS os procedimentos que serão feitos e principalmente cobrados, pois a seguradora irá te solicitar toda a documentação para análise e posterior reembolso das custas que tiver.
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Se houver algum pagamento feito por você, guarde sempre o comprovante das despesas pagas para depois solicitar o reembolso junto a seguradora.
Se for atendido sem um contato inicial com a sua seguradora, assim que possível e houver condições, entre em contato com a Central de Atendimento da seguradora e informe todo o ocorrido para início do seu processo interno junto a seguradora.
Equipe Mauer Seguros
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