Seguro Bicicleta – O que o seguro não cobre?

O Seguro Bicicleta possui muitas coberturas, como por exemplo, cobertura de roubo, danos a bicicleta e coberturas adicionais como acidentes pessoais ou plano de serviços ao ciclista, mas sempre fica aquela dúvida, quais são as situações que o seguro de bicicleta não cobre.

Nesta matéria vamos mostrar algumas situações que o seguro não irá realizar o pagamento . Ressaltamos que esses são apenas exemplos, mas é possível encontrar maiores informações nas condições gerais de cada seguradora.

Através de um estudo realizado, identificamos 6 situações que não existe cobertura do seguro, são elas:

  • Furto Simples:

Furto Simples

é aquele que não tem vestígios da ação do ladrão , ou seja, o bem simplesmente desapareceu ou não teve nenhuma violência. Para ilustrar essa situação vamos imaginar a seguinte situação, o ciclista resolveu parar em uma praça para tirar algumas fotos e deixou a bicicleta encostada em uma árvore e saiu caminhando pela praça. Quando voltou para pegar sua bicicleta ela não estava lá.Nesse cenário a seguradora não irá pagar o valor da bicicleta pois a mesma deveria ter sido presa com uma corrente ou cadeado.

  • Furto ou Dano durante transporte:

As seguradoras tem cobertura para furto ou dano na bicicleta durante o transporte, mas só é válido se a bicicleta estiver em um rack apropriado, devidamente presa com cadeado ou corrente. Caso o

veículo de transporte esteja estacionado ou deixado fora de supervisão e a bicicleta foi furtada , não haverá cobertura, pois só é válido se estiver em transporte.

  • Desgaste do equipamento:

A seguradora não irá cobrir os

danos causados na bicicleta por conta do uso ou falta de manutenção . É importante que o ciclista faça constantemente manutenção preventiva do seu equipamento para não ocorrer danos.

  • Bicicleta sobre guarda de terceiros

Esse é um ponto importante, pois tem seguradoras que oferecem essa cobertura como adicional, mas outras não, sendo importante verificar se tem necessidade de contratação desta cobertura extra. Mas

caso a bicicleta seja furtada em posse de terceiros , como por exemplo em uma oficina, a responsabilidade pelo pagamento será a oficina e não a seguradora.

  • Danos Preexistentes:

Nenhuma seguradora cobre danos preexistentes. No momento que é realizada a vistoria da bicicleta, a seguradora identifica a atual situação.

É importante realizar uma inspeção geral na bicicleta antes da contratação do seguro , para garantir que tudo está funcionando normalmente e assim ter a cobertura completa.

  • Negligência do Segurado:

No caso de negligência do segurado,

a seguradora não irá cobrir o dano causado . Como por exemplo a quebra de peças de forma proposital ou grande descuido com o equipamento simplesmente porque tem seguro.

** Não é porque tem seguro que não tem que cuidar do equipamento! **

Como podemos perceber, são poucas situações que não haverá cobertura do seguro bicicleta. Os produtos disponíveis no mercado possuem mais situações com cobertura do que situações sem cobertura.

É importante entrar em contato  consultores especializados Mauer para identificar qual plano é mais adequado para sua bicicleta e seu tipo de uso. Na Mauer Seguros, além de consultores especializados também somos ciclistas e entendemos a necessidade de cada um.

Entre em contato conosco para proteger sua bicicleta.


Central de Atendimento – Mauer Seguros
✉️ contato@mauerseguros.com.br
💻 instagram.com/mauerseguros
📱 +55 (41) 99183 9252
📞+55 (41) 3387 3350

Como podemos te ajudar?